CCA é uma sigla em inglês de Cold Cranking Amps, que significa Amperes de Arranque à Frio. Ok, mas o que isso tem a ver com a qualidade da bateria?

Desde meados de 2013 no Brasil, as baterias começaram a ser comercializadas já com selo do Inmetro. Isso significa que diversas marcas foram testadas e enquadradas dentro de um processo de normatização. Diversas medições são feitas para verificar se a bateria cumpre o que promete no rótulo, seja alcançando o número de amperes/hora, medições de voltagem, reserva de capacidade, segurança e também o CCA.

CCA é a quantidade de corrente que uma bateria pode fornecer a uma temperatura de -18 ° C.

Quanto mais frio estiver, mais energia é necessária para ligar o motor para iniciá-lo. O outro fator é que a reação química na bateria do carro que cria energia elétrica é menos eficiente no frio. Então, quanto mais frio, mais energia é necessária, mas a energia disponível diminui.

Existem mais de um tipos de testes de CCA no mundo, o mais usado recebe um protocolo chamado SAE J537, que nada mais é do o nome dado a regulamentação dentro de um padrão de teste.

Como funciona o teste de CCA SAE J537.

A bateria deve estar completamente carregada, após isso ela é resfriada em até -18°C durante 24 horas. Quando estiver em temperatura de sub-congelamento, aplica-se uma corrente de descarga igual à CCA especificada, ou seja 480A de descarga em uma bateria com CCA de 480. Para passar, a tensão deve permanecer acima de 7.2V (1.2V por placa) por 30 segundos.

Quanto maior for o CCA melhor será a condição de força da bateria para a partida em qualquer temperatura.

Com o tempo a bateria perde a força do CCA.

Duas coisas influenciam no CCA com o passar do tempo. A marca da bateria é importante para determinar a qualidade dos componentes internos e a duração da reserva de capacidade da bateria. Outro fator é que bateria deve estar carregada para ter toda capacidade do CCA especificado no rótulo. Conforme a bateria vai ficando mais velha, ela naturalmente vai perdendo a reserva de capacidade e junto disso o CCA.

Os carros modernos com motores de injeção de combustível controlados por computador não levam mais do que alguns segundos para dar partida e as figuras CCA são menos importantes do que nos motores carburados. Ainda assim, CCA é o que pode aliviar o desgaste de sua bateria na primeira partida de um dia frio, ou garantir que se exigida um pouco a mais por má qualidade de combustível, ou por problemas na escova do motor de arranque, uma bateria com bom CCA pode lhe salvar.

Você pode encontrar também descrito em sua bateria a sigla CA (Amperes do Arranque). Existem diversas testes usados em diferentes partes do mundo, com siglas distintas e formas de medições distintas. O CA por exemplo é a uma temperatura de +25ºC.

Outro ponto importante que falaremos em outro artigo, é sobre reserva de capacidade, outro elemento fundamental para fazer comparações entre marcas de bateria de mesma amperagem.