Tanto na hora de substituir quanto na hora de recorrer a garantia da bateria por defeito, é importante saber como funcionam as políticas de garantia dos fabricantes.

Tempo de garantia de uma bateria e área cobertura

É importante levar em consideração, qual bateria possui o prazo de garantia e área de cobertura que lhe atenda.

Cada fabricante determina um prazo de garantia e eles podem ser muito diferentes, por exemplo, uma mesma bateria automotiva de 60 Ah pode ter entre 6 e 24 meses dependendo da marca.

Bateria originais de montadora como Heliar, Moura, AcDelco, tendem a proporcionar um prazo de garantia superior. Isso por serem fabricadas por grandes marcas, com altos investimentos em tecnologia, testes, certificações e na qualidade do material.

Baterias de segunda linha, ou seja, baterias não originais de montadoras possuem tempos de garantia inferiores, porém isso não quer dizer que sejam produtos de baixa qualidade. Há produtos de qualidade, inclusive as mesmas marcas das originais de montadora, fabricam baterias de segunda linha.

Área de cobertura

Não, o indicador de carga não é um teste de bateria, apenas indica o status da carga. Uma bateria pode ter defeito e mesmo assim o indicador de carga ficar verde.

Como funciona a garantia de uma bateria?

Essa parte é importante e pode gerar muita confusão entre clientes e lojistas. A bateria é parte de um sistema elétrico composto por outras unidades, como alternador e regulador de voltagem. Há casos em que o motor de arranque está danificado, ou como dizem “a partida está pesada”. A cada tentativa sem sucesso, onde viramos a chave por mais e mais segundos até que o veículo pegue, acabamos forçando a bateria, fazendo-a perder carga. Há também corrente de fuga, que é quando um problema elétrico rouba carga da bateria mesmo com o automóvel desligado, geralmente causado por som, alarme ou rastreadores mal instalados.

Alternador, o grande vilão?

Se o alternador estiver carregando menos do que 13,5V isso fará com que a bateria recupere menos carga do que o consumo do veículo em uso até que com o decorrer do tempo ela descarregue completamente. O alternador carregando acima de 14,5V (em sistemas 12V) fará com que a bateria receba de volta do alternador sempre mais do que o consumo, fazendo com que a bateria seque e queime, podendo estufar e em caso de faísca, até explodir.

Portante, é importante verificar a cada 5 ou 6 meses, como está o alternador. Qualquer auto-elétrica pode fazer o teste de forma rápida, medindo com um multímetro a voltagem que a bateria recebe.

Os últimos veículos lançados vieram com o sistema que só aceitam baterias com tecnologia AGM. Modelos que funcionam com sistema start-stop, onde o motor “desliga” e “liga” conforme detecta inatividade e atividade, em semáforos e paradas. Veículos que requerem baterias AGM entre alguns outros específicos podem carregadar até 14,80V.

O indicador de carga não está verde! É defeito?

Não, o indicador de carga não é um teste de bateria, apenas indica o status da carga. Uma bateria pode ter defeito e mesmo assim o indicador de carga ficar verde.

Ufa, quanta coisa hein? E como saber se a bateria possui defeito e se tenho direito à garantia?

É importante procurar uma loja especializada que possua aparelhos de testes computadorizados. Normalmente o cliente não saberá o resultado na hora, porém a loja ou posto autorizado, saberá fazer a carga correta para uma pré avaliação, antes de enviar para a fábrica inspecionar e emitir um laudo. É fundamental guardar o certificado de garantia, caso a bateria tenha que ser enviada para a fábrica ele é o único documento válido, não adiantando cupom fiscal, comprovantes de compra nesses casos.

A Casa das Baterias é Posto Autorizado Heliar e Moura no Vale do Ribeira-SP.